sábado, 10 de abril de 2010

Qual a importância para as organizações das redes sociais atualmente em uso na Internet? Cite casos específicos.


Atualmente milhões de cidadãos utilizam as chamadas “redes sociais” para se organizar em comunidades virtuais em torno de temas ou causas específicos. O objetivo é utilizar a internet como um recurso para acessar, produzir e compartilhar informações. A importância envolve uma comunidade de milhares de colaboradores; o compartilhamento de arquivos digitais; a realização de protestos importantes através dos “smart mobs”; produzir e disponibilização de informação através de blogs e portais colaborativos; utilização da internet para dar visibilidade de causas e projetos e dessa forma articular redes; a realização de fórum social mundial. Essas redes sociais em uso favorecem inclusive a gestão do conhecimento e além disso, fomentam o aprendizado. Entre a articulação em rede, destacamos a comunicação horizontal, a facilitação, o compartilhamento de informações e conhecimentos, a efetiva participação e a sustentabilidade das redes como grandes vantagens.
Ou seja, as redes sociais têm sido vistas por grandes empresas como não só uma ferramenta de divulgação e fortalecimento de marca, mas também uma grande oportunidade de se diminuir a elevada hieraquização, possibilitando assim, que todos exponham suas opiniões com facilidade. Sendo assim, idéias inovadoras aparecem de forma expontânea e com mais frequência e a comunicação flui com maior facilidade (principalmente porque pessoas de diferentes locais podem se comunicar instantaneamente). Como diz o texto sugerido pelo professor para leitura: "Adotar redes sociais dentro das empresas potencializa a geração de inteligência coletiva dentro das empresas, além de descobrir pessoas talentosas, que ficam escondidas na imensidão dos cargos e departamentos das empresas, e facilita a identificação dos agentes de mudança dentro da empresa e que podem influenciar outras pessoas a se tornarem inovadoras."
Logicamente, grandes empresas já perceberam o potencial e a grande vantagem em se inserir em redes sociais como Orkut, Facebook, YouTube, Flickr...

O Twitter merece menção especial. Muitas empresas se utilizam dele como uma forma de ficar cada vez mais próxima dos clientes e ao mesmo tempo tirar suas dúvidas, como fazem o Starbucks, Dell ou o site de vendas Submarino. A Nokia possui o Nokia Guru, que dá assistência a clientes com problemas, além de oferecer dicas. Já outras, o aproveitam para lançar novidades em primeira mão.

A Suzuki por exemplo, para lançar seu modelo SX4 no Brasil, utilizou o Twitter como sua maior forma de promoção. Fizeram uma intensa propaganda e quem seguisse a empresa e ganhasse o jogo proposto por esta, levava o próprio SX4 como prêmio.

Mostre graficamente como funciona um computador. Destaque os seus componentes principais.

Como já introduzido pelo professor, o computador é uma máquina que lê dados, efetua cálculos e compara valores e fornece resultados. Todas as entradas são processadas, resultado em saídas.
Ou seja:


O computador pode obter as informações de uma pessoa (através do teclado e mouse), de um dispositivo (como um CD, por exemplo) ou da rede (através para o usuário no monitor, de um modem ou placa de rede) e processá-las. Uma vez processadas, as informações são exibidas armazenadas em um dispositivo (como um disco rígido) ou enviadas para algum lugar na rede (de volta através do modem ou placa de rede).

O computador para ter todas essas funções necessita de alguns componentes, sendo os principais:

Placa- Mãe: basicamente a responsável pela interconexão de todas as peças que compõem o computador.



Processadores: circuito integrado que realiza as funções de calculo e tomadas de decisão de um computador.




Memória RAM: permite a leitura, a gravação e a regravação de dados.




HD (Hard Disk): parte do computador onde ficam armazenadas as informações, memória física, se desligado o computador as informações não são perdidas.





Fonte de alimentação - AT e ATX: responsáveis por distribuir energia elétrica a todos os componentes do computador, fonte de qualidade é essencial para manter bom funcionamento do equipamento.

Esses são os principais componentes de um computador, ou seja, sem eles o computador nem liga. É muito importante conhecer as funções, origem, e principais componentes de seu computador.

Além destes já citados, outros componentes que também merecem destaque podem ser representados pela figura abaixo:


LEGENDA:

01- Monitor

02- Placa Mãe

03- Processador

04- Memória RAM

05- Placas de Rede, Som, Vídeo

06- Fonte de Alimentação

07- Leitor/Gravador de CD e DVD

08- Disco Rígido (HD)

09- Mouse

10- Teclado

Na opinião do grupo, o que mudou nas organizações modernas, quando passaram a utilizar tecnologia de redes de computadores?

A globalização e o avanço tecnológico trouxeram inúmeros obstáculos para as organizações. As empresas estão inseridas em um ambiente altamente competitivo, que se modifica a todo instante com muita velocidade, fazendo com que as empresas cada vez mais precisem de informações de forma ágil, para assim acompanhar o ritmos da mudanças. Para se inserir nesse mercado competitivo, é necessário reduzir custos e ganhar produtividade, logo essas organizações devem procurar por inovações tecnológicas que permitam uma vantagem competitiva. Neste contexto, a utilização de novas tecnologias tem sido considerada vital para a sobrevivência da organização. Essa inserção de tecnologia vem mudando o contexto e o ambiente das organizações de uma forma geral. A mudança das organizações modernas são basicamente voltadas para crescente tendência de automação, principalmente nas indústrias, além disso no âmbito do terceiro setor a inserção de sistemas web ou softwares de gestão têm favorecido e facilitando a gestão. Empresas de todos os níveis, estas visam não somente se manter no mercado como se destacar no ramo no qual atuam.

Diversas atividades como: planejamento e controle da produção requerem a interface de operações, como programação da produção, planejamento de processos, planejamento dos materiais e compras, controle de estoques, planejamento de ocupação das máquinas, dentre outras. E todas estes podem ser potencializados com a informatização. Como já falado o desenvolvimento das organizações, esta atualmente vinculado com a tecnologia e informatização.

Quais os serviços mais comuns oferecidos por um provedor de Internet? Descreva-os sucintamente.

Os serviços mais comuns oferecidos por um provedor de internet (além do acesso à internet, obviamente) são:

E-mail: É um método que permite compor, enviar e receber mensagens através de sistemas eletrônicos de comunicação. É um serviço disponível na Internet que tem a função de controlar o envio e o recebimento de mensagens ("mails"). Para usar esse correio é necessário ter um endereço de e-mail, como por exemplo: seunome@seuprovedor.com.br. Todas as mensagens enviadas para você ficam armazenadas em uma conta no servidor de e-mail do seu provedor até que você acesse a Internet e as vejas, recebendo-as em seu computador, salvando-as ou deletando-as.


Hospedagem de sites: é um serviço que possibilita a pessoas ou empresas com sistemas online a guardar informações, imagens, vídeo, ou qualquer conteúdo acessível por Web. A hospedagem é um espaço na Internet para que qualquer pessoa possa acessar determinado site de qualquer lugar do mundo. Geralmente este espaço é fornecido por um provedor de hospedagem de sites (como por exemplo: seu site.com.br) através de servidores e é cobrada uma taxa para utilização desse serviço, mas alguns provedores disponibilizam um subdomínio gratuitamente.


Blogs: O blog é uma página web atualizada freqüentemente, composta por pequenos parágrafos apresentados de forma cronológica. É como uma página de notícias ou um jornal que segue uma linha de tempo com um fato após o outro. O conteúdo e tema dos blogs abrange uma infinidade de assuntos que vão desde diários, piadas, links, notícias, poesia, idéias, fotografias, enfim, tudo que a imaginação do autor permitir.
Usar um blog é como mandar uma mensagem instantânea para toda a web: você escreve sempre que tiver vontade e todos que visitam seu blog tem acesso ao que você escreveu.


Chat: Também conhecido como bate-papo. É uma forma de contato por onde duas ou mais pessoas podem conversar "on-line" por meio de canais de Chat livres ou em PVT (private = particular). Vários programas usados neste serviço incluem, ainda, recursos de transferência de arquivos. Há outros serviços nesta linha: a possibilidade de conversar (falando e ouvindo) com pessoas na Internet. Também hoje é possível fazer vídeo-conferência, em tempo real, por meio de câmeras instaladas no micro, possibilitando que as pessoas além de ouvir, possam ver a imagem de inter-locutores e vice-versa (tele-conferência).

Alguém do grupo usa serviços de Comércio Eletrônico? Que tipo de serviço? Que cuidados devemos ter para evitar problemas na utilização deste?


“Comércio eletrônico, e-commerce, ou ainda comércio virtual, é um tipo de transação comercial feita especialmente através de um equipamento eletrônico, como, por exemplo, um computador. Conceitua-se como o uso da comunicação eletrônica e digital, aplicada aos negócios, criando, alterando ou redefinindo valores entre organizações e organizações, entre estas e indivíduos ou entre indivíduos e indivíduos, permeando a aquisição de bens, produtos ou serviços, terminando com a liquidação financeira por intermédio de meios de pagamento eletrônicos. O ato de vender ou comprar pela internet é em si um bom exemplo de comércio eletrônico. O mercado mundial está absorvendo o comércio eletrônico em grande escala. Muitos ramos da economia agora estão ligadas ao comércio eletrônico. Seus fundamentos estão baseados em segurança, criptografia, moedas e pagamentos eletrônicos. Ele ainda envolve pesquisa,desenvolvimento, marketing, propaganda, negociação, vendas e suporte. Através de conexões eletrônicas com clientes, fornecedores e distribuidores, o comércio eletrônico incrementa eficientemente as comunicações de negócio, para expandir a participação no mercado, e manter a viabilidade de longo prazo no ambiente de negócio.”


Todos os membros da equipe fazem uso desses serviços quer seja pela compra dos mais variados ativos pela internet, como equipamentos eletrônicos, livros, roupas e até mesmo pela compra de pacotes de viagens e alimentos! Para tomar evitar problemas com esse tipo de serviço, deve-se tomar cuidado no momento de escolher o site para compra. Além disso o código de consumidor indica que todos os documentos eletrônicos são admitidos como meio de prova da relação contratual, sendo dever do fornecedor informar previamente os termos do contrato e permitir a sua impressão ou armazenamento digital em local seguro. Para isso, o consumidor deve imprimir os documentos que comprovem a relação contratual, como e-mails trocados com o fornecedor; pedido e confirmação da compra, cópia das ofertas, etc., ou guardar em meio digital seguro que permita uma futura impressão.

Descreva a forma como são feitos procedimentos de Backup e Restore.

De uma forma geral o procedimento de Backup é feito através de uma copia de segurança que envolve dois dispositivos distintos.

Normalmente o backup é uma tarefa administrativa de responsabilidade do administrador do sistema. Simplificadamente trata-se de uma cópia da informação contida em um banco de dados local ou remoto, sendo, na prática, uma réplica dos dados originais atuais, guardados em um outro local seguro. As cópias de segurança são fundamentais em qualquer sistema. No caso de uma pane mais séria no sistema, somente estas podem devolver os arquivos do usuário de volta. Esses Backups permitem à organização empresa ou usuário estar seguro de que, se uma falha grave ocorrer nos computadores assim como nos servidores, esta não implicará a perda total da informação contida no sistema. Os Backups podem ser físicos e lógicos. Os backups físicos são os locais onde estão guardadas todas as informações do banco de dados. Geralmente essas unidades são chamadas de "fitas de backup", apresentando uma grande capacidade de armazenamento físico, podendo ser reposto a qualquer momento. Já o backup lógico é apenas o "salvamento" dos dados do banco de dados, porém não será armazenado em forma física e sim virtual.

O procedimento de Restore é o ato de se fazer uso dos dados armazenados recuperando-os (na maioria dos casos no próprio dispositivo original).

Descreva sucintamente como funcionam sistemas ERP e quais as vantagens para as organizações utilizá-los.

ERP á a abreviação de Enterprise Resourse Planning, que em português significa Planejamento de Recursos Empresariais. Quando se fala do "sistema ERP" de uma empresa, se fala do sistema que planeja e opera seus recursos empresariais.

O ERP integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.

A integração pode ser tanto funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) quanto sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc). ERP é definido como uma arquitetura de software que facilita o fluxo de informações entre todas as atividades da empresa como fabricação, logística, finanças e recursos humanos. É um banco de dados único, operando em uma plataforma comum que interage com um conjunto integrado de aplicações, consolidando todas as operações do negócio em um simples ambiente computacional.
A principal vantagem de um sistema ERP é a habilidade de necessitar a entrada de informações uma única vez.

Há porém outras vantagens, como:

Redução de custos - Pois o sistema ERP permite que se gerencie os custos em todas as áreas e que assim se tome, de forma antecipada, decisões em relação a vendas, compras, estoques, produção, fluxo de caixa e muito mais, que evitem aplicação errada de recursos, com base em dados diários, mensais, anuais ou da forma que seus negócios exigirem.

Aumento da produtividade dos processos - Através da automação de várias funções administrativas e eliminação de erros em tarefas básicas por muitas causas como duplicação de informações e falhas humanas, o ERP eleva a performance dos processos e consequentemente de seus resultados.

Visão total dos negócios - Com informações operacionais, gerenciais e estratégicas do negócio através de relatórios, indicadores de desempenho e do painel de controle, se é capaz de tomar decisões quando e onde necessário, de forma mais precisa, rápida e direcionada para o aumento de resultados.

Otimização do fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência)

Otimização do processo de tomada de decisão

Eliminação da redundância de atividades

Redução dos limites de tempo de resposta ao mercado