sábado, 10 de abril de 2010

Descreva sucintamente como funcionam sistemas ERP e quais as vantagens para as organizações utilizá-los.

ERP á a abreviação de Enterprise Resourse Planning, que em português significa Planejamento de Recursos Empresariais. Quando se fala do "sistema ERP" de uma empresa, se fala do sistema que planeja e opera seus recursos empresariais.

O ERP integra todos os dados e processos de uma organização em um único sistema.

A integração pode ser tanto funcional (sistemas de: finanças, contabilidade, recursos humanos, fabricação, marketing, vendas, compras, etc) quanto sistêmica (sistema de processamento de transações, sistemas de informações gerenciais, sistemas de apoio a decisão, etc). ERP é definido como uma arquitetura de software que facilita o fluxo de informações entre todas as atividades da empresa como fabricação, logística, finanças e recursos humanos. É um banco de dados único, operando em uma plataforma comum que interage com um conjunto integrado de aplicações, consolidando todas as operações do negócio em um simples ambiente computacional.
A principal vantagem de um sistema ERP é a habilidade de necessitar a entrada de informações uma única vez.

Há porém outras vantagens, como:

Redução de custos - Pois o sistema ERP permite que se gerencie os custos em todas as áreas e que assim se tome, de forma antecipada, decisões em relação a vendas, compras, estoques, produção, fluxo de caixa e muito mais, que evitem aplicação errada de recursos, com base em dados diários, mensais, anuais ou da forma que seus negócios exigirem.

Aumento da produtividade dos processos - Através da automação de várias funções administrativas e eliminação de erros em tarefas básicas por muitas causas como duplicação de informações e falhas humanas, o ERP eleva a performance dos processos e consequentemente de seus resultados.

Visão total dos negócios - Com informações operacionais, gerenciais e estratégicas do negócio através de relatórios, indicadores de desempenho e do painel de controle, se é capaz de tomar decisões quando e onde necessário, de forma mais precisa, rápida e direcionada para o aumento de resultados.

Otimização do fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência)

Otimização do processo de tomada de decisão

Eliminação da redundância de atividades

Redução dos limites de tempo de resposta ao mercado

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