sábado, 10 de abril de 2010

Qual a importância para as organizações das redes sociais atualmente em uso na Internet? Cite casos específicos.


Atualmente milhões de cidadãos utilizam as chamadas “redes sociais” para se organizar em comunidades virtuais em torno de temas ou causas específicos. O objetivo é utilizar a internet como um recurso para acessar, produzir e compartilhar informações. A importância envolve uma comunidade de milhares de colaboradores; o compartilhamento de arquivos digitais; a realização de protestos importantes através dos “smart mobs”; produzir e disponibilização de informação através de blogs e portais colaborativos; utilização da internet para dar visibilidade de causas e projetos e dessa forma articular redes; a realização de fórum social mundial. Essas redes sociais em uso favorecem inclusive a gestão do conhecimento e além disso, fomentam o aprendizado. Entre a articulação em rede, destacamos a comunicação horizontal, a facilitação, o compartilhamento de informações e conhecimentos, a efetiva participação e a sustentabilidade das redes como grandes vantagens.
Ou seja, as redes sociais têm sido vistas por grandes empresas como não só uma ferramenta de divulgação e fortalecimento de marca, mas também uma grande oportunidade de se diminuir a elevada hieraquização, possibilitando assim, que todos exponham suas opiniões com facilidade. Sendo assim, idéias inovadoras aparecem de forma expontânea e com mais frequência e a comunicação flui com maior facilidade (principalmente porque pessoas de diferentes locais podem se comunicar instantaneamente). Como diz o texto sugerido pelo professor para leitura: "Adotar redes sociais dentro das empresas potencializa a geração de inteligência coletiva dentro das empresas, além de descobrir pessoas talentosas, que ficam escondidas na imensidão dos cargos e departamentos das empresas, e facilita a identificação dos agentes de mudança dentro da empresa e que podem influenciar outras pessoas a se tornarem inovadoras."
Logicamente, grandes empresas já perceberam o potencial e a grande vantagem em se inserir em redes sociais como Orkut, Facebook, YouTube, Flickr...

O Twitter merece menção especial. Muitas empresas se utilizam dele como uma forma de ficar cada vez mais próxima dos clientes e ao mesmo tempo tirar suas dúvidas, como fazem o Starbucks, Dell ou o site de vendas Submarino. A Nokia possui o Nokia Guru, que dá assistência a clientes com problemas, além de oferecer dicas. Já outras, o aproveitam para lançar novidades em primeira mão.

A Suzuki por exemplo, para lançar seu modelo SX4 no Brasil, utilizou o Twitter como sua maior forma de promoção. Fizeram uma intensa propaganda e quem seguisse a empresa e ganhasse o jogo proposto por esta, levava o próprio SX4 como prêmio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário