![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEithoVGTZMSBz8jiVbP2Vb97chCpEju-Yn6m85lEjwD1tzOrOtA20AD3cFqCnVdR8hqT2suJFQd6w2cGou6ZNbTUT76k_rLPGIHtzS9I8jlH4CehOIE-qg0feFx-d-umgZhy6V6tSU_YDQ4/s320/redes-sociais-virtuais.jpg)
Atualmente milhões de cidadãos utilizam as chamadas “redes sociais” para se organizar em comunidades virtuais em torno de temas ou causas específicos. O objetivo é utilizar a internet como um recurso para acessar, produzir e compartilhar informações. A importância envolve uma comunidade de milhares de colaboradores; o compartilhamento de arquivos digitais; a realização de protestos importantes através dos “smart mobs”; produzir e disponibilização de informação através de blogs e portais colaborativos; utilização da internet para dar visibilidade de causas e projetos e dessa forma articular redes; a realização de fórum social mundial. Essas redes sociais em uso favorecem inclusive a gestão do conhecimento e além disso, fomentam o aprendizado. Entre a articulação em rede, destacamos a comunicação horizontal, a facilitação, o compartilhamento de informações e conhecimentos, a efetiva participação e a sustentabilidade das redes como grandes vantagens.
Ou seja, as redes sociais têm sido vistas por grandes empresas como não só uma ferramenta de divulgação e fortalecimento de marca, mas também uma grande oportunidade de se diminuir a elevada hieraquização, possibilitando assim, que todos exponham suas opiniões com facilidade. Sendo assim, idéias inovadoras aparecem de forma expontânea e com mais frequência e a comunicação flui com maior facilidade (principalmente porque pessoas de diferentes locais podem se comunicar instantaneamente). Como diz o texto sugerido pelo professor para leitura: "Adotar redes sociais dentro das empresas potencializa a geração de inteligência coletiva dentro das empresas, além de descobrir pessoas talentosas, que ficam escondidas na imensidão dos cargos e departamentos das empresas, e facilita a identificação dos agentes de mudança dentro da empresa e que podem influenciar outras pessoas a se tornarem inovadoras."
Logicamente, grandes empresas já perceberam o potencial e a grande vantagem em se inserir em redes sociais como Orkut, Facebook, YouTube, Flickr...
O Twitter merece menção especial. Muitas empresas se utilizam dele como uma forma de ficar cada vez mais próxima dos clientes e ao mesmo tempo tirar suas dúvidas, como fazem o Starbucks, Dell ou o site de vendas Submarino. A Nokia possui o Nokia Guru, que dá assistência a clientes com problemas, além de oferecer dicas. Já outras, o aproveitam para lançar novidades em primeira mão.
Ou seja, as redes sociais têm sido vistas por grandes empresas como não só uma ferramenta de divulgação e fortalecimento de marca, mas também uma grande oportunidade de se diminuir a elevada hieraquização, possibilitando assim, que todos exponham suas opiniões com facilidade. Sendo assim, idéias inovadoras aparecem de forma expontânea e com mais frequência e a comunicação flui com maior facilidade (principalmente porque pessoas de diferentes locais podem se comunicar instantaneamente). Como diz o texto sugerido pelo professor para leitura: "Adotar redes sociais dentro das empresas potencializa a geração de inteligência coletiva dentro das empresas, além de descobrir pessoas talentosas, que ficam escondidas na imensidão dos cargos e departamentos das empresas, e facilita a identificação dos agentes de mudança dentro da empresa e que podem influenciar outras pessoas a se tornarem inovadoras."
Logicamente, grandes empresas já perceberam o potencial e a grande vantagem em se inserir em redes sociais como Orkut, Facebook, YouTube, Flickr...
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjZ5X7XITb43ZzhdQKWW3wWzBPwKzN4oBGcSZTGn-hL8bB0EbofKyf3Dcvw34Hn7dEVe9zAGUAre5wAF76Q6sCcmg3fB_U12OGvH6n-4Bk-S2YdEOgl8nJe9LioQj5Dkjto21GdyDfOAL2N/s320/16_twitter.jpg)
A Suzuki por exemplo, para lançar seu modelo SX4 no Brasil, utilizou o Twitter como sua maior forma de promoção. Fizeram uma intensa propaganda e quem seguisse a empresa e ganhasse o jogo proposto por esta, levava o próprio SX4 como prêmio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário